Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro endurece regras para abertura de concursos públicos


O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, editaram o Decreto 9.739/2019, que amplia as exigências para os órgãos do governo pedirem a abertura de novos concursos públicos. O ato revoga a regulamentação anterior do assunto, de 2009, e também trata de outras medidas relacionadas à eficiência do quadro de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O decreto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor no dia 1º de junho de 2019.


Segundo o texto, para pleitear a realização de concurso público, o órgão terá que apresentar ao menos 14 informações ao Ministério da Economia, responsável por autorizar os concursos.


O órgão precisa informar, por exemplo, a evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos, com movimentações, ingressos, desligamentos e aposentadorias e a estimativa de aposentadorias, por cargo, para os próximos cinco anos; e o quantitativo de servidores ou empregados cedidos e o número de cessões realizadas nos últimos cinco anos.

Também será necessário apresentar dados sobre o uso de soluções digitais que evitaram custos com pessoal, mas que não foram suficientes para suprir o déficit de mão de obra, e ainda se eventuais remanejamentos internos ou entre órgãos não foram capazes de resolver as necessidades por força de trabalho.




O órgão deve, ainda, demonstrar se as atividades que justificariam o concurso público não poderiam ser prestadas por equipes terceirizadas.


Governo quer 'racionalizar' pedidos de concursos


Em fevereiro, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, antecipou ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que as mudanças visam a "racionalizar" os pedidos dos órgãos que hoje são frequentes: mais concursos, mais orçamento e mais cargos.

O secretário também afirmou que o novo decreto busca evitar "vagas genéricas". Pela norma, o órgão deverá detalhar no pedido de concurso "o perfil necessário aos candidatos para o desempenho das atividades do cargo" e "o processo de trabalho a ser desenvolvido pela força de trabalho pretendida e o impacto dessa força de trabalho no desempenho das atividades finalísticas do órgão ou da entidade".

O decreto fixa em dois anos a validade máxima dos concursos, prazo que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, caso haja previsão no edital e seja autorizado pelo ministro da Economia.


Assim como na regulamentação anterior, o novo decreto estabelece que as propostas de concursos ou quaisquer outras ligadas a pessoal e funcionamento da máquina pública que acarretarem aumento de despesa serão acompanhadas da estimativa de impacto orçamentário e financeiro no exercício em que entrar em vigor e nos dois exercícios subsequentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folclórico ‘Seu Lunga’ morre aos 87 anos em Barbalha, no interior do Ceará

‘SEU LUNGA’ GANHOU FAMA NACIONAL COM SUAS RESPOSTAS AO PÉ DA LETRA . Joaquim Santos Rodrigues, o “Seu Lunga”, morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense. O cearense é um dos mais folclóricos nomes da cultura popular nordestina. Tornou-se personagem de inúmeras anedotas por suas respostas ao ”pé da letra” e diretas. “Seu Lunga” tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, onde se tratava de um câncer de esôfago. . (Do G1 CE)

Banho de sangue: Em menos de meia hora, três morrem em dois acidentes no município de Sousa

No primeiro acidente  entre um carro e uma moto deixou duas pessoas mortas no fim da manhã deste domingo (31) na BR 230, próximo ao Núcleo Habitacional 1, município de   Sousa , Serão da Paraíba. A Polícia militar ainda não informou como ocorreu o acidente. Com o impacto, os dois ocupantes da moto não resistiram aos ferimentos e faleceram no local. Um deles teve os braços e pernas decepados. Equipes do SAMU foram ao local e constataram os óbitos. Os corpos ainda não foram identificados e vão ser encaminhados ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) em  Patos , para realização do exame cadavérico. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e está se deslocando ao local para investigar o que causou o acidente de trânsito. Já o Segundo sinistro ocorreu, segundo informações da polícia, na saída para a cidade de Aparecida, quando um homem seguia em sua motocicleta, perdeu o controle e acabou caindo. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O c