Pular para o conteúdo principal

País aplica testes de 'dedadas' em policiais mulheres para ver se elas ainda são virgens, fato contraria Direitos Humanos









RIO - O governo indonésio submete as candidatas à Polícia Nacional da Indonésia "testes de virgindade" discriminatórios e degradantes, segundo relatório da Human Rights Watch publicado nesta terça-feira. A ONG divulgou um vídeo que documenta a sua investigação sobre o assunto.

A Human Rights Watch entrevistou policiais do sexo feminino em seis cidades da Indonésia que haviam sido submetidas ao teste, dois deles em 2014. As candidatas que "falharam" não foram necessariamente expulsas da força, mas todas as mulheres descreveram o teste como doloroso e traumático . Policiais levantaram a questão com altos funcionários da polícia, que, por vezes, reivindicavam a prática foi interrompida. Mas o teste é listado como um requisito para as candidatas no site oficial de recrutamento da polícia e da Human Rights Watch entrevistas sugerem que ele ainda está sendo amplamente aplicado.
- O uso pela Polícia Nacional da Indonésia de "testes de virgindade" é uma prática discriminatória que fere e humilha as mulheres - disse Nisha Varia, diretora associada de direitos da mulher da Human Rights Watch. - As autoridades policiais em Jacarta precisam abolir imediatamente e inequivocamente o teste, e em seguida, certifique-se de que todas as estações de recrutamento da polícia pararam de administrá-lo.
Os "testes de virgindade" são realizados como parte do regulamento que requer que candidatas femininas da academia de polícia se submetam a exames de "obstetrícia e ginecologia". Embora o regulamento não especifique que um "teste de virgindade" deve ser administrado como parte do exame, dois policiais seniores disseram à Human Rights Watch que essa tem sido a prática. O teste é dado logo no início do processo de recrutamento como parte do exame físico dos candidatos. . Human Rights Watch descobriu que o exame incluiu o "teste de dois dedos" desacreditada e degradante para determinar se hímens das candidatas do sexo feminino estão intactos
Um memorando produzido em 2012 por uma organização internacional que tem ajudado com a National Police Training Reforma cita uma carta de julho 2008 por um oficial sênior da Polícia Nacional para a elite da Academia de Polícia em Semarang no qual ele descreve a necessidade de inspecionar hímen feminino das candidatas para garantir a sua virgindade. Em outubro, o Alto Comissário da Polícia Nacional Sri Rumiati disse à Human Rights Watch que, em 2010, o então chefe de pessoal da polícia, Brig. Gen. Sigit Sudarmanto, concordou em abolir o teste de virgindade. Um general da polícia no centro médico afirmou que o teste não foi aplicado.
Há pouca evidência, no entanto, que a Polícia Nacional tem tomado medidas para impedir os testes, de acordo com a Human Rights Watch. No site de empregos da Polícia Nacional da Indonésia, diz que, a partir de 5 de novembro de 2014: "Além dos exames médicos e físicos, as mulheres que querem ser policiais também deve passar por testes de virgindade. Assim, todas as mulheres que querem se tornar policiais devem manter sua virgindade. As mulheres casadas não são elegíveis para o trabalho".


A administração de tais testes é uma prática de longa data - um policial aposentado disse que sua turma de recrutas do sexo feminino, em 1965, teve que se submeter ao teste - e tem efeitos duradouros. Como uma mulher disse a Human Rights Watch, recordando o seu teste em 2008: "ao entrar na sala de exame o teste de virgindade era realmente perturbador. Eu temia que, depois de realizado o teste eu não seria mais virgem. Doeu. Minha amiga até desmaiou porque ... realmente feria, realmente machuca".
A Polícia Nacional planeja um aumento de 50% no número de policiais, para 21.000 em dezembro, a Human Rights Watch, disse. Com uma força de cerca de 400 mil policiais, a contratação adicional aumentará a porcentagem de mulheres na força de 3% a 5%.

Em abril, a Polícia Nacional iniciou uma campanha de recrutamento em massa sem precedentes na qual 7.000 cadetes do sexo feminino foram submetidos a um programa especial de treinamento de sete meses em oito centros de treinamento da polícia nas ilhas indonésias de Java e Bali.
Yefri Heriyani, diretor do grupo de direitos das mulheres Nurani Perempuan em Padang, Sumatra Ocidental, que tem encontrado inúmeras candidatas policiais do sexo feminino ao longo dos últimos 12 anos, disse que os testes de virgindade têm deixado muitas dessas mulheres traumatizadas:
- Esses policiais experimentam trauma e estresse ao fazer os testes de virgindade. Nenhum esforço é feito para ajudá-las a curá-las seu estresse e trauma. Consequentemente, isso afetará suas vidas a longo prazo. Muitos delas se culpam por fazer o teste.

A Human Rights Watch documentou o uso de "testes de virgindade" abusivos pela polícia em vários outros países, incluindo Egito, Índia e Afeganistão. A entidade já havia criticado "testes de virgindade" para as meninas da escola na Indonésia, tanto como violações dos direitos humanos e por ser subjetiva e não científica.

- Os chamados testes de virgindade são discriminatórias e uma forma de violência de gênero - e não uma medida de elegibilidade das mulheres para uma carreira na polícia - disse Varia. - Esta prática perniciosa não só mantém as mulheres capazes de polícia, mas priva todos os indonésios de uma força policial com os oficiais mais genuinamente qualificado.


Fonte O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro endurece regras para abertura de concursos públicos

O presidente  Jair Bolsonaro  e o ministro da Economia, Paulo Guedes, editaram o Decreto 9.739/2019, que amplia as exigências para os órgãos do governo pedirem a abertura de novos  concursos públicos . O ato revoga a regulamentação anterior do assunto, de 2009, e também trata de outras medidas relacionadas à eficiência do quadro de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O decreto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor no dia 1º de junho de 2019. Segundo o texto, para pleitear a realização de concurso público, o órgão terá que apresentar ao menos 14 informações ao Ministério da Economia, responsável por autorizar os concursos. O órgão precisa informar, por exemplo, a evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos, com movimentações, ingressos, desligamentos e aposentadorias e a estimativa de aposentadorias, por cargo, para os próximos cinco anos; e o quantitativo de servidores ou empregados cedidos e o número de

Folclórico ‘Seu Lunga’ morre aos 87 anos em Barbalha, no interior do Ceará

‘SEU LUNGA’ GANHOU FAMA NACIONAL COM SUAS RESPOSTAS AO PÉ DA LETRA . Joaquim Santos Rodrigues, o “Seu Lunga”, morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense. O cearense é um dos mais folclóricos nomes da cultura popular nordestina. Tornou-se personagem de inúmeras anedotas por suas respostas ao ”pé da letra” e diretas. “Seu Lunga” tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, onde se tratava de um câncer de esôfago. . (Do G1 CE)

Banho de sangue: Em menos de meia hora, três morrem em dois acidentes no município de Sousa

No primeiro acidente  entre um carro e uma moto deixou duas pessoas mortas no fim da manhã deste domingo (31) na BR 230, próximo ao Núcleo Habitacional 1, município de   Sousa , Serão da Paraíba. A Polícia militar ainda não informou como ocorreu o acidente. Com o impacto, os dois ocupantes da moto não resistiram aos ferimentos e faleceram no local. Um deles teve os braços e pernas decepados. Equipes do SAMU foram ao local e constataram os óbitos. Os corpos ainda não foram identificados e vão ser encaminhados ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) em  Patos , para realização do exame cadavérico. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e está se deslocando ao local para investigar o que causou o acidente de trânsito. Já o Segundo sinistro ocorreu, segundo informações da polícia, na saída para a cidade de Aparecida, quando um homem seguia em sua motocicleta, perdeu o controle e acabou caindo. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O c